Os cuidados que você precisa ter antes de comprar criptomoedas

  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Os cuidados que você precisa ter antes de comprar criptomoedas

Os cuidados que você precisa ter antes de comprar criptomoedas

Ao entrar no mundo das criptomoedas, você não pode vacilar e entrar apenas se preocupando com a cotação da moeda. O preço das criptomoedas é o que menos vai te ajudar a ter uma boa experiência e pode até atrapalhar você.

 

Vamos começar com um guia  para que você consiga começar na prática essa nova experiência, com o menor risco possível.

 

Atenção: as criptomoedas acabam sendo, sim – como qualquer outro ativo variável – um investimento de risco. Por isso, fique sempre atento.


Cuidado 1: Crie sua reserva de emergência


Sim! Você só deve começar a investir – no investimento que for –  depois que criar sua reserva de emergência.

 

O mundo das criptomoedas é muito volátil, ou seja, os preços variam muito em um dia. Você não pode depender exclusivamente dele, pois, em qualquer emergência, você talvez não possa contar com esse valor.

 

Por isso, faça sua reserva de emergência e só depois você poderá comprar suas criptomoedas.


Cuidado 2: Precaução na compra


Saiba de quem você está comprando. Parece algo óbvio, mas muitos negligenciam.

 

Você é livre para comprar de outra pessoa ou em uma corretora que venda criptomoedas. Faça uma pesquisa na internet para ver se há reclamações e leia referências de outros clientes.

 

É igual quando você vai comprar um carro usado. Pesquise bem antes e não caia no preço muito barato.


Cuidado 3: Não deixe suas criptomoedas “mofando”


Após comprar suas criptomoedas, a tendência é você deixar na corretora (quando compra em uma) e ficar tranquilo. Mas não deixe lá.

 

Existem outras opções além da corretora para deixar suas criptomoedas.

 

Uma delas é uma carteira individual, você é responsável por ela e poderá fazer o que bem entender – desde deixar suas criptos guardadas até procurar fazer rendê-las.

 

A opção que mais recomendamos é deixá-las na mão de uma gestora de criptomoedas. A LP Capital é especialista nesse assunto.

 

Sabe aquela quantia que você tem poupado e ainda não se sente seguro para investir? Nós a alugamos de você e te pagamos rendimentos proporcionais ao nosso trabalho.

 

E, no final do contrato, se você quiser, é só nos solicitar que devolvemos suas criptomoedas.

 

É claro que tudo isso é feito com o máximo de segurança possível.


Cuidado 4: Imprima as senhas e guarde em um cofre como se fosse ouro


Todas as carteiras individuais possuem um número de carteira (geralmente são números e letras) e uma senha composta de 12 palavras.

 

Sempre que fizer uma carteira, imprima essas duas informações (se tiver outra senha, imprima também) e guarde em um local seguro.

 

Não deixe somente em arquivo no computador e muito menos em algum local na internet. Lembre-se que você pode ser hackeado também.

 

Existem até USBs específicos para isso, mas no início pode manter em um papel mesmo.

 

Lembre-se que esse papel pode se valorizar muito no futuro.


Cuidado 5: Declare suas criptomoedas no Imposto de Renda


Isso é muito discutível devido à origem das criptomoedas. Mas essa última dica é importante porque vai te proteger da fiscalização.

 

Imagine que suas criptomoedas tenham uma imensa valorização e daqui a alguns anos você tenha, quem sabe, alguns milhões de reais. Como você vai explicar para a Receita esse ganho?

 

Se você declarar na compra, quando você vender, pode justificar e não terá problemas de ser acusado ao cair na malha fina. Afinal, do que adianta ser milionário e ficar preso com os bens congelados?

 

Para finalizar


Com esse artigo, com certeza você estará mais preparado para comprar suas criptomoedas. Esse mundo das moedas digitais é muito amplo e vale a pena conhecer na prática e ter essa experiência.

Curtiu o conteúdo? Veja alguns outros que separamos para ajudar ainda mais você.

Precisa de ajuda?