Como e onde comprar criptomoedas?

Como e onde comprar criptomoedas?

As criptomoedas, especialmente o Bitcoin, chamam a atenção por sua alta valorização, e as novas possibilidades que trazem para o mundo financeiro.

 

Realizar a compra e venda de criptomoedas é bem simples. Na maioria das vezes, as negociações ocorrem em sites chamados “exchanges”, que são plataformas de negociação de criptomoedas, além de outras formas.

 

Neste artigo, separamos as mais comuns para você ficar por dentro.

Exchanges

 

As exchanges são corretoras financeiras especializadas em comercialização das moedas digitais, por meio de uma rede de blockchain que fornece a compra, venda, troca e guarda de criptoativos. Elas possuem o papel de intermediar as negociações entre vendedores e compradores, sendo consideradas pessoas jurídicas não financeiras. 

 

Além da facilidade e segurança transacional, é possível analisar o mercado por meio de informações de preço, volatilidade, moeda com maior alta de investimento e qual criptomoeda comprar hoje. 

Pessoas físicas

 

Além das exchanges, é possível comprar criptomoedas diretamente de pessoas físicas por meio de troca de moeda fiduciária. O comprador e vendedor devem possuir uma carteira de criptomoedas, como uma wallet bitcoin, além de contas bancárias para operar as negociações. 

 

Apesar de possuir a vantagem de não ser taxado pelos serviços, como nas exchanges, é por meio desse tipo de negociações que ocorrem fraudes no mercado de criptomoedas.

 

Portanto, antes de optar por esse modelo de transação é necessário ter muita cautela e investigar a seriedade do vendedor/comprador.

Caixas automáticos e lojas físicas

 

Em alguns países, já é possível comprar criptomoedas em caixas automáticos. Dependendo da capacidade do caixa, é possível fazer a troca por dinheiro ou vender as moedas digitais com a carteira digital em aplicativo móvel.

 

Além disso, algumas lojas físicas e quiosques disponibilizam a compra e venda de criptoativos ao redor do mundo. Apesar de não ser meios tão veiculados para tais negociações, é possível realizar a compra e venda nesses ambientes por meio de cartões ou dinheiro.

Como escolher a melhor exchange para compra e venda de criptomoedas?

 

O primeiro passo para garantir que você realize suas operações em uma exchange segura é conhecer o seu histórico e reputação.

 

Com os investimentos em criptomoedas se tornando mais comuns nos últimos anos, surgiram várias corretoras falsas no país, que promovem golpes e acabam deixando o investidor no prejuízo.

 

Portanto, é necessário pesquisar o histórico da empresa. Cheque dados básicos sobre ela, por exemplo:

 

  • CNPJ;

  • Contatos telefônicos;

  • E-mail;

  • Endereço físico.

 

Também é recomendado procurar saber sobre o histórico dos sócios da mesma, assim como verificar nos sites dos tribunais da Justiça se existem processos contra os donos ou a exchange.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora outros artigos importantes para você investidor.

Precisa de ajuda?