Existe diferença entre criptoativo e criptomoeda?
No mundo dos investimentos existem tantos termos que é comum confundi-los ou não saber quais são as diferenças que existem entre eles. Uma das situações em que isso acontece é quando se fala em criptoativos e criptomoedas, pois muitas pessoas se questionam se há diferença entre esses dois termos.
Com relação a criptoativos e criptomoedas não é difícil se lembrar da diferença, uma vez que a criptomoeda é um tipo de criptoativo, assim como NFTs e tokens. Esse termo geralmente é usado quando se fala de transações financeiras feitas apenas de forma digital, e as criptomoedas podem ser usadas para fazer pagamentos, investimentos e outras transações. Já no caso dos criptoativos, esse termo é usado de forma mais genérica, principalmente quando vai se referir a tudo o que foi construído com a tecnologia blockchain, que garante que os dados usados nas transações não podem ser expostos, alterados ou excluídos, deixando assim o cliente mais seguro para fazer seus investimentos.
Um dos tipos de criptoativos que vale a pena investir é o token, que pode ser usado para se referir a um dispositivo físico ou digital, o qual gera senhas automaticamente, sendo muito utilizado por bancos e plataformas. No mercado de investimentos em criptomoedas, o token é a representação eletrônica de um ativo para facilitar negociações de bens, que podem ser físicos ou não tangíveis.
Os tokens são registrados na tecnologia blockchain, que é responsável por registrar todas as transações realizadas de forma que elas sejam protegidas por criptografia, ou seja, essas informações não podem ser acessadas por terceiros, excluídas nem alteradas depois de serem verificadas. Além disso, as regras relacionadas aos tokens de cada ativo estão determinadas em um contrato inteligente, que também está armazenado no blockchain.
Existem cinco tipos de tokens, que são: payment token, utility token, security token, equity token e o token não fungível, também conhecido como NFT.
O payment token funciona como se fosse dinheiro, podendo servir como método de pagamento principalmente em transações online. Um bom exemplo desse tipo de token são as criptomoedas. Além dele existe o utility token, que é o tipo mais comum e tem como principal objetivo conceder o acesso a um produto ou serviço, sendo usado quando se faz uma oferta inicial de moedas. Outro tipo de token é o security token, que são vinculados a propriedades de ativos que já existem e as transações feitas com esses ativos podem ser rastreadas. Já no caso do equity token, eles só podem ser representados por ações de empresas ou commodities. E o último tipo de token é o NFT, que é uma forma digital de registrar ativos específicos. Esse tipo de criptoativo rendeu bastante no ano passado, chamando a atenção no mercado.
Na hora de investir é preciso escolher o criptoativo que faz mais sentido para os seus objetivos, por isso não deixe de procurar informações sobre os criptoativos antes de fazer o seu primeiro investimento.
Acesse o nosso site www.lpcapitalpartners.com.br
LEIA TAMBÉM:
“Por que criptomoedas valorizam tanto?“
QUER MAIS DICAS? NOS SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM!